sexta-feira, 11 de maio de 2012

O que é preciso para ser um Corretor de Imóveis




Para iniciar na profissão, o primeiro a fazer é obter sua qualificação profissional, pois para poder exercer a profissão você precisa ter um curso que lhe permita obter sua credencial de profissional. 

Os cursos que o qualificam são:curso de TTI (Técnico em Transações Imobiliárias- duração de cerca de três a seis meses) ou cursos superiores Seqüenciais e Tecnológicos de Ciências Imobiliárias ou de Gestão de Negócios Imobiliários ( que possuem uma duração maior, até dois anos).

Assim que tiver sido concluído um destes cursos, deve-se procurar o órgão  regulamentador da profissão que esta presente em todos os estados do pais denominado CRECI ( Conselho Regional dos Corretores de Imóveis ).

Neste órgão (CRECI), você deverá entrar com um procedimento para obter a sua carteira e respectivo número de inscrição profissional, e  exercer a profissão. Ao iniciar a obtenção do CRECI você deve apresentar o diploma de conclusão de um dos cursos que foram citados acima. toda essa tramitação no CRECI, desde o protocolo do requerimento até a solenidade de entrega da carteira profissional demora em torno de  30 a 90 dias.

Atenção tome cuidado ao escolher o curso, procure confirmar a legalidade do mesmo, junto ao ministério da educação, ou outros meios que lhe possam confirmar se este curso é aceito pelo CRECI. Vale lembrar que o CRECI cobrará uma anuidade para que você possa estar habilitado ao exercício da profissão, você também passará a ter um número que o identificará nos negócios imobiliários, sendo obrigado a partir de então a utilizá-lo em todos os negócios e anúncios.

É também muito recomendável, que o Corretor de imóveis que deseja desempenhar de forma competente suas funções busque  conhecimentos de Direito Imobiliário, pois serão vivenciadas muitas situações envolvendo este assunto ao longo de seu trabalho, é também de suma importância neste novo contexto de mercado que o profissional se enquadre no ambiente web, oferecendo seus produtos por meio de sites que aceitem a inclusão de seu perfil profissional e de fotos. È interessante ter familiaridade em máquinas digitais para tirar fotos dos imóveis e incluí-las nos meios de divulgação da internet. Ter conhecimento de informática é fundamental para o corretor.  Outros cursos interessantes são: Matemática Financeira, Engenharia, Arquitetura, Topografia.

Mas tome bastante cuidado ao realizar negócios, pois será preciso que o corretor esteja bastante atento nas operações, e que não caia na tentação de realizar negócios sem observar sua obrigações junto aos clientes, ou seja fazer a operação de compra e venda de forma licita, clara, consubstanciada na legitimidade dos documentos oferecidos pelos envolvidos nos negócios,  obtendo as checagens dos referidos documentos e das respectivas pessoas envolvidas, nos órgãos e cartórios competentes.

Leia atentamente o artigo 723 do código Civil. Abaixo descrito: , “O Corretor é obrigado a executar a mediação com a diligência e prudência que o negócio requer, prestando ao cliente, espontaneamente, todas as informações sobre o andamento dos negócios; deve ainda, sob pena de responder por perdas e danos, prestar ao cliente todos os esclarecimentos que estiverem ao seu alcance, acerca da segurança ou risco do negócio, das alterações de valores e do mais que possa influir nos resultados da incumbência”.

Normalmente o corretor de sucesso apresenta as seguintes características: 

-Deve acima de qualquer coisa gostar de vender.

-Deve ter uma boa relação com lugares, construções, áreas, para que possa desenvolver  suas visões de mercado e compreender o ambiente imobiliário, ou seja gostar de IMÒVEIS.

-Deve se acostumar a ler notícias relacionadas ao mercado imobiliário em jornais, noticiários e internet, e é claro! ler muito os classificados de imóveis em jornais e na internet. Muitos dos corretores bem sucedidos realizam grandes negócios lendo classificados impressos e on-line, localizando neles parcerias, novos negócios, obtendo referencias de preços e checando novas opções de produtos. 

-Estar sempre procurando se aprimorar por meio de cursos, palestras, encontros e etc. ligados ao mercado imobiliário.

-Deve ter espírito de equipe, afinal a profissão requer convívio entre outros colegas, tanto no trabalho como em parcerias que são fundamentais para alavancarem negócios.
As amizades dentro e fora da profissão poderão lhe proporcionar negócios e ganhos.

-Outro aspecto é a paciência, o corretor vende um tipo de produto que não é realizado sintomaticamente, os negócios envolvem certo tempo, ninguém sai comprando um imóvel a toque de caixa ( salvo em caso de lançamentos muito baratos). Desta forma o corretor deve ter muita paciência, muitas vezes aquele cliente que você atendeu a um longo tempo atrás poderá, de repente, lhe procurar para realizar seus negócios. Atenda bem o seu cliente e tenha paciência que o retorno virá.

-O corretor deve ter uma boa capacidade de convencimento, sem ela seu cliente não sentirá a segurança para comprar, procure obter técnicas de vendas , procure cursos especializados para tal.

-Outros fatores também contam muito, como estar sempre de boa aparência, de preferência com roupas mais próximas da formalidade e sempre passadas e bonitas.

-Seja qual for o seu meio de transporte ( antigo ou novo) apresente-o limpo e bem cuidado, procure dirigi-lo com prudencia.

-Seja também acima de tudo um profissional de bom humor e respeitador de seu cliente.

Quais ferramentas você deve ter para ser um bom corretor?

-A primeira delas é a AGENDA ( com todos os dias do ano dividida em meses e com espaço para anotações em cada um deles), use-a de maneira sistemática, anote absolutamente tudo que ocorre no dia a dia do corretor, ligações recebidas, ligações efetuadas com pedidos feitos, histórico de atendimento, o que o cliente quer , o que o cliente deseja, detalhes, dicas, informações técnicas e etc.

-Cartão de visita, com seu nome ou de sua empresa , numero do CRECI, telefone e endereço entre outras informações que julgue ùteis.

-Tenha sempre em mãos uma calculadora.

-Hoje em dia é essencial ter o seu próprio celular.

-Tente conseguir um computador ou um Lap top( computador portátil), se puder iniciar a profissão com um deles seria muito bom, caso contrário , tente se programar para quando as coisas começarem a dar retorno você comprar um. Ele serve para organizar e arquivar tudo que desejar, serve como conexão a internet, fonte de estudo. Em um computador você pode mostrar fotos de seus produtos, pode ver material de divulgação de seus parceiros e de sua empresa, você também fará muito bom uso desta ferramenta se utilizá-la para elaboração de contratos , minutas, esboços e documentos em geral relacionados aos seus negócios do dia a dia.

-Ter acesso a internet e saber usá-la, se for autônomo tentar habilitar uma internet em seu ambiente de trabalho, caso esteja em uma empresa procurar estar sempre conectado a ela e absorvendo as informações dos produtos , e da concorrência.

-Capacidade de deslocamento ágil, você deve conseguir atender o cliente com a maior brevidade possível, portanto o seu meio de transporte pode ser peça fundamental, tente ter um veiculo próprio, isto lhe facilitará no dia a dia, mas não desanime se não tiver, pois muitos corretores começaram sem veículos e depois com as primeiras vendas adiquirirem um.

-Pasta de trabalho, crie uma pasta que possa abrigar o essencial do seu dia a dia, mesmo que não sejam utilizadas sempre. Nela poderão ser incluídos, contratos modelos, folders de lançamentos, descrições de sua empresa, canetas, máquinas fotográficas, cartões, calculadoras, agenda,carregadores de celular contatos e etc.
Outras ferramentas são mais específicas para a realização das vendas, quais sejam: 
Faixas de “VENDO” para afixar em imóveis.
Material para fixá-las, martelo, alicate, arame ou cordas.
Máquina fotográfica digital.

- Aconselha-se que sempre esteja com você alguns modelos de documentos de trabalho, tenha sempre em mãos pelo menos os seguintes documentos;“Relatório de visitas”, “Contrato de exclusividade de vendas”.


-Aprenda a usar os documentos de trabalho de um corretor.
No exercício da profissão você deverá aprender a usar os documentos típicos da profissão de corretor de imóveis, quase tudo que acontece em nossa profissão existe um documento correspondente para lhe dar sustentação e garantir que seus ganhos não sejam perdidos. Para isto você deve se munir de documentos. 

-Os documentos sugeridos como imprescindíveis tem o seguinte significado:

Contrato autorização de venda com exclusividade ( ou sem exclusividade) - estabelece que o imóvel tem autorização para ser vendido por você com exclusividade( ou sem exclusividade) e descreve o preço, endereço do imóvel, dados do proprietário e comissão, isto lhe servirá para assegurar seu vínculo com o cliente e lhe garantir o recebimento de comissão.

Relatório de visitas- é um documento bem simples , e serve para anotar o nome do cliente que você levou para ver o imóvel, assegurando o seu direito a comissão se este se interessar em adquirir o imóvel.

-Quais serão as principais atividades que você desempenhará como corretor de imóveis?

-Levar clientes para o imóvel, Os corretores serão responsáveis por levar os clientes ao imóvel que ele deseja comprar, o que envolve um pré-atendimento, um agendamento e todo um processo de organização deste atendimento, Para realizar um bom atendimento o corretor deve estar bem informado sobre o bem, seus pontos fortes , sobre sua documentação, região do imóvel dados sobre a construção do imóvel e etc.

-Fechar o negócio, Em caso de fechamento do negócio o corretor deverá estar apto a realizar o trâmite documental, elaborando contratos e preparando o terreno para a transferência do bem para o novo dono e acompanhando o processo para a escrituração junto aos cartórios.
-Captar negócios, você deve desenvolver estratégias para trazer negócios para sua atividade como corretor. 

-Algumas dicas de etiqueta para o corretor de imóveis 
Seja colaborador com sua chefia e com seus colegas de trabalho, cuidado ao criticar os outros, procure ver o lado bom de cada um, não faça a chamada "fofoca" isto acaba contaminando todo ambiente de trabalho.  

Onde o Corretor poderá trabalhar?

-Em empresas imobiliárias, Consórcios imobiliários, empresas de loteamento, cartórios de registros de imóveis, construtoras, empresas de leilões, empresas de classificados de imóveis entre outros.


O corretor poderá se especializar nos seguintes negócios.

-Imóveis usados, rurais, loteamentos, administração de condomínios, avaliações de imóveis, lançamentos de prédios e loteamentos, prestar consultoria para investidores, alugueis entre outros.

Como será o pagamento para o corretor de imóveis?

O corretor de imóveis recebe a partir de 5% pela venda do imóvel urbano , variando conforme a tabela do CRECI de sua região profissional ou de alguma característica especifica do negócio, e devem ser negociados com seu cliente previamente, e estarem  descritos no contrato de autorização de venda junto ao proprietário.
Obs: para imóveis rurais consultar a tabela do CRECI de sua região. 

A profissão de corretor de imóveis tem natureza autônoma, na maioria das imobiliárias não existe salário, toda a remuneração vem das comissões de venda, os valores variam para cada empresa que o corretor estiver trabalhando

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes